|
O burnout é uma das principais causas de desgaste emocional e físico relacionadas com o trabalho. Sentir-se cansado no trabalho é normal. Mas quando o cansaço se torna constante, acompanhado de desmotivação e irritabilidade, pode estar a entrar numa situação de burnout. Neste artigo, vou explicar os principais sintomas de burnout e como identificar os sinais precocemente. O que é o burnout?O burnout é um estado de esgotamento físico e emocional causado por stress prolongado no trabalho. É um problema que vai muito além de ter um dia mau, ou uma semana agitada. Nesta situação a pessoa sente-se exausta, perde o interesse no trabalho e luta para ter um bom desempenho. O burnout é um processo gradual que pode começar com desmotivação e evoluir para:
Sem intervenção, o burnout pode afetar seriamente a sua qualidade de vida e saúde mental. Quais são os sintomas de burnout?Os principais sintomas de burnout incluem exaustão constante, desmotivação, irritabilidade, dificuldades de concentração e sintomas físicos como dores de cabeça e problemas de sono. Os sintomas de burnout podem ser emocionais, físicos e comportamentais. Reconhecê-los precocemente é essencial. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas existem sinais que deve ter em atenção. Por isso, continue a ler para conhecer alguns dos mais comuns. Exaustão constante: o principal sintoma de burnout
Sintomas físicos de burnout
Sintomas emocionais de burnout
Desmotivação no trabalho e distanciamento emocional
Dificuldades cognitivas
Quando procurar ajuda para o burnout?É importante que não se aflija com o facto de ter alguns destes sintomas, que podem também estar presentes noutras condições de saúde, contudo é igualmente importante não ignorar estes sinais.
Em termos práticos, talvez seja útil considerar procurar apoio profissional se:
O burnout pode fazê-lo sentir-se preso, sem energia e sem saber por onde começar, mas não tem de enfrentar isso sozinho. Com apoio psicológico, é possível compreender melhor o que está a acontecer consigo, recuperar o equilíbrio emocional e desenvolver estratégias mais saudáveis para lidar com o stress. Ao longo do processo, poderá também voltar a sentir mais energia, clareza e motivação no seu dia-a-dia. Intervir precocemente pode fazer toda a diferença na recuperação. Reconhecer os sinais é o primeiro passo. Procurar ajuda pode ser o início de uma mudança real, porque é possível voltar a sentir-se bem! Se sente que necessita acompanhamento psicológico, pode conhecer melhor o meu trabalho clínico e a forma como decorrem as consultas. Se este tema ressoa consigo, considere entrar em contacto para agendar uma consulta. Pode saber mais sobre o acompanhamento psicológico aqui A ansiedade, pode causar sintomas bastante perturbadores, mas na sua origem, é uma resposta natural do corpo humano. Parece-lhe estranho? Pois bem, continue a ler para perceber o que é a Ansiedade, porque surge, como evolui no organismo e quando se pode tornar um problema. A ansiedade como mecanismo de sobrevivênciaAtualmente quando pensamos na palavra ansiedade ocorre-nos de imediato um problema de saúde sério, com o qual é muito difícil de conviver, pois pode causar desconforto extremo e uma enorme perturbação na nossa vida. Porém, na sua origem, a Ansiedade é uma resposta fisiológica que nos instiga a atuar perante uma situação de perigo iminente. Imagine os nossos antepassados a viver em espaço aberto. De repente aparece um animal perigoso, um predador. Automaticamente é ativada uma resposta do sistema nervoso, que vai libertar na corrente sanguínea hormonas de stress, preparando o corpo para uma reação de luta ou fuga. Ou seja, a resposta de Ansiedade vai salvar a vida do nosso antepassado! Como vemos neste exemplo, é necessário um certo nível de Ansiedade para podermos lidar com situações em que estamos em risco, mas a Ansiedade não deve chegar a ponto de nos debilitar, que é o que acontece infelizmente com muitas pessoas. Quando o stress causa sintomasUm nível moderado de stress possa ser positivo para o desempenho em algumas situações. Pode ajudar-nos a estar mais atentos antes de um exame, de uma apresentação importante ou de um momento de grande responsabilidade. Contudo, quando o stress e a ansiedade são intensos, podem tornar-se prejudiciais para a saúde física e mental. O stress excessivo e prolongado no tempo pode ser extremamente prejudicial e causar problemas de hipertensão, enxaquecas, alterações gastro-intestinais, ansiedade, depressão e ataques de pânico. Para compreender melhor como o stress evolui no organismo, é útil conhecer o trabalho de um dos principais investigadores desta área. As 3 Fases do Stress segundo Hans SelyeUm dos pioneiros do estudo do stress e dos primeiros cientistas a usar o termo stress aplicado à fisiologia foi o Professor Hans Selye, médico investigador na área de endocrinologia. O professor, que estudou durante vários anos os efeitos do stress, demonstrou, através das suas experiências científicas, que o stress não é um conceito vago, mas um fenómeno médico e biológico real, cujos mecanismos podem ser objetivamente identificados e com o qual podemos viver muito melhor quando sabemos como lidar com ele. Em geral, as respostas do organismo ajudam-no a adaptar-se a novos estímulos ou mudanças ambientais, mas podem causar doença quando o stress é intenso ou prolongado. Segundo os seus estudos, quando uma pessoa é exposta a uma situação de stress prolongado, o organismo passa por três fases principais. Este processo ficou conhecido como Síndrome Geral de Adaptação. 1. Fase de AlarmeO processo começa quando um indivíduo se depara com um estímulo potencialmente causador de stress, que é percebido como uma ameaça, como por exemplo: presença de um predador; ameaça à segurança ou integridade física e emocional da pessoa, mudança súbita na vida pessoal, profissional ou social, morte um de parente próximo, trânsito caótico, competição profissional… Diante de um ou mais estímulos, o indivíduo entra na 1ª Fase descrita por Selye, designada por fase de alarme, que o estimula a entrar em ação para fugir ao perigo ou lutar. Aqui é ativada uma resposta do sistema nervoso central, preparando o corpo para uma reação de “luta ou fuga”, que envolve uma série de alterações metabólicas e reações químicas, que vão libertar na corrente sanguínea hormonas de stress (adrenalina e cortisol) e gerar impulsos nervosos. Como consequência, acontecem reações corporais a vários níveis:
Se o indivíduo conseguir lidar com o estímulo causador de stress, eliminando-o da sua vida, ou aprendendo a lidar com ele, o organismo volta à situação de equilíbrio interno. Mas, se pelo contrário, o estímulo persistir e o indivíduo não tiver encontrado uma forma de se reequilibrar, irá haver uma evolução para a fase seguinte. 2. Fase de ResistênciaNa 2ª Fase, designada por fase de Resistência, o organismo continua a procurar adaptar-se aos estímulos causadores de stress, pelo que persiste o desgaste necessário à manutenção da actividade e de um metabolismo elevado. No entanto, os sinais típicos da fase de alarme praticamente desapareceram e a resistência está acima do normal. Por isso, esta fase pode ser perigosa, pois devido à capacidade de adaptação do organismo, as pessoas por vezes não se dão conta do estado em que estão. É nesta fase que começam a aparecer as primeiras consequências mentais, emocionais e físicas do stress. 3. Fase de ExaustãoCom a persistência de estímulos causadores de stress, o indivíduo entra na 3ª Fase, designada por fase de exaustão. Nesta fase a resistência do organismo esgota-se, tendo gasto todas as suas reservas físicas, mentais e emocionais. Há uma grande quebra a nível do sistema imunitário e reaparecem os sintomas da fase de alarme de forma intensa, podendo dar lugar à instalação de doenças físicas ou psíquicas. Os sintomas nesta fase podem ser muitos e variados, alguns dos mais comuns são:
Como lidar melhor com a ansiedadePerante este quadro, tomamos consciência de que não é fácil eliminar completamente o stress da nossa vida.
A boa notícia é que podemos aprender a lidar melhor com a ansiedade, readquirir o controle e equipar-nos com um conjunto de ferramentas que nos permitam reencontrar o nosso equilíbrio, quando ele é ameaçado. Desenvolver estratégias de gestão emocional, melhorar hábitos de vida e compreender melhor o funcionamento da mente pode ajudar a recuperar o equilíbrio. Em muitos casos, procurar apoio psicológico pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, melhorar o bem-estar emocional e desenvolver ferramentas para lidar com ela de forma mais saudável. E assim poderá recuperar gradualmente a sensação de controlo e começar a viver de forma mais calma e positiva. Se sente que a ansiedade está a afetar o seu dia-a-dia, fale comigo e agende a sua consulta. Pode saber mais sobre o acompanhamento psicológico aqui Quer saber quais os Benefícios da Psicoterapia e de que forma esta terapia o pode ajudar? Está a pensar se é o apoio certo para si, mas precisa de mais informação? Pois bem, neste artigo vou explorar o que pode esperar ao embarcar numa jornada terapêutica. Muitas pessoas procuram terapia quando se sentem sobrecarregadas ou ansiosas. Outras querem simplesmente melhorar a sua qualidade de vida e alcançar uma maior compreensão de si mesmas. A verdade é que a psicoterapia pode trazer mudanças profundas, não apenas na forma como pensamos e sentimos, mas também na maneira como vivemos, nos relacionamos e enfrentamos os desafios do dia-a-dia. A Psicoterapia oferece inúmeros benefícios para quem procura ajuda para a sua saúde mental. Neste artigo vou abordar alguns dos principais. 1. Redução do Stress e da AnsiedadeUm dos benefícios mais conhecidos da psicoterapia é a redução significativa do stress e da ansiedade. Diversos estudos mostram que a terapia pode ajudar a:
Além disso, a psicoterapia pode ajudar a reduzir sentimentos de isolamento, a melhorar relações familiares e a fortalecer a capacidade de resolver problemas de forma mais saudável. 2. Melhoria do Humor e da AutoconfiançaCom sessões regulares de psicoterapia, o humor e a autoestima podem melhorar de forma significativa. Durante o processo terapêutico, os pacientes relatam que a terapia os ajuda a:
Quando aprendemos novas formas de lidar com problemas e emoções difíceis, as situações da vida deixam de parecer tão esmagadoras e isso contribui, naturalmente, para um estado emocional mais positivo. 3. Mudanças Positivas nos Padrões de Pensamento e ComportamentoCom o apoio da psicoterapia, é possível identificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar a causar sofrimento. Ao longo das sessões, poderá:
A terapia ajuda a identificar padrões de pensamento e comportamento menos saudáveis, que podem ser transformados e estas mudanças não acontecem apenas durante a terapia, muitas delas permanecem muito depois de o processo terapêutico terminar. 4. Maior Consciência das EmoçõesOutro benefício importante da psicoterapia é o aumento da consciência emocional. A terapia pode ajudar a aumentar a consciência de como se sente e porquê e também a melhorar a compreensão do papel que as emoções desempenham na sua vida. A psicoterapia, pode ajudar a:
Com esta maior consciência, estará melhor equipado para tomar decisões mais alinhadas com aquilo que realmente é importante para si. 5. Melhor Compreensão das RelaçõesAs relações interpessoais são uma parte fundamental da nossa vida e também uma das maiores fontes de stress. A psicoterapia pode ajudar a:
Com este entendimento, torna-se mais fácil construir relações mais equilibradas e satisfatórias e interagir mais positivamente com as pessoas que o rodeiam. O Verdadeiro Objetivo da PsicoterapiaEm última análise, o objetivo da psicoterapia é melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida, ajudando-o a sentir-se melhor consigo mesmo e com os outros e a viver de forma mais calma, saudável e positiva.
Ao longo deste processo, poderá desenvolver uma maior compreensão de si próprio, aprender a lidar melhor com as suas emoções e fortalecer a sua relação consigo mesmo e com os outros. Mais do que aliviar dificuldades momentâneas, a psicoterapia oferece estratégias para enfrentar os desafios de forma mais tranquila, saudável e equilibrada, enquanto o equipa com ferramentas que o vão ajudar ao longo de toda a Vida! Se sente que este pode ser o momento certo para si, considere procurar apoio profissional e dar o primeiro passo para cuidar da sua saúde mental: entre em contacto e agende a sua consulta. Pode saber mais sobre o apoio terapêutico aqui e lembre-se que, mesmo que esteja longe, ou tenha horários exigentes, O acompanhamento com uma psicóloga online pode ajudar a compreender as suas dificuldades e a desenvolver estratégias mais positivas para lidar elas. A Psicoterapia é um tipo de terapia que tem como objectivo ajudar os pacientes a gerir os seus problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Neste artigo, exploraremos o que é a psicoterapia, quais os seus benefícios, como funcionam as sessões e o que esperar do tratamento. O que é a Psicoterapia?A Psicoterapia é uma forma única de terapia totalmente individualizada, pois pode ser adaptada às suas necessidades e objetivos específicos, no contexto de um ambiente seguro e profissional, que o vai ajudar a superar os desafios emocionais e melhorar a saúde mental. O foco desta terapia é o desenvolvimento de estratégias e competências para lidar com as questões de base que podem estar a contribuir para essas condições. Como funciona a Psicoterapia?A Psicoterapia é um tipo de terapia que se concentra no tratamento das dificuldades que pode ter ao nível da saúde mental, ajudando-o a entender melhor os seus pensamentos e sentimentos. Essencialmente, do decurso da terapia vai poder explorar os seus comportamentos, emoções e padrões de pensamento num ambiente seguro e profissional caracterizado pela compreensão, empatia, não julgamento e apoio. No decurso dessa exploração, vai gradualmente compreender as causas subjacentes dos seus problemas e ao mesmo tempo aprender estratégias para controlar os sintomas. Cada sessão é orientada por um profissional treinado, geralmente um psicólogo ou um psiquiatra, que o vai guiar por vários exercícios, escolhidos de acordo com o seu problema específico, para melhorar o seu bem-estar mental. É importante observar que a estrutura e a frequência das sessões podem variar, dependendo das necessidades e objetivos individuais de cada paciente. Quais os Benefícios da Psicoterapia?A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para enfrentar muitos desafios da vida. Os benefícios desta terapia são muito vastos e abrangentes, alguns dos mais significativos são:
Lembre-se que o cuidado com a saúde mental é tão importante como o cuidado com a saúde física e as aprendizagens da Psicoterapia vão ficar consigo para toda a vida. Por isso, se achar que a terapia pode ser benéfica para si não hesite em procurar ajuda e em contactar-nos para agendar uma consulta. Sabe quais são os Princípios do Reiki e como os seguir na sua vida? Pois bem, continue a ler para conhecer estas pérolas de sabedoria. Os cinco princípios do Reiki, que nos foram deixados por Usui, encerram uma sabedoria profunda e intemporal e constituem poderosas orientações, que quando postas em prática na nossa vida diária têm potencial para produzir enormes mudanças positivas, ajudando-nos a integrar o amor e a compaixão e a assumirmos a responsabilidade pela nossa vida. Nos cursos de Reiki sugere-se aos alunos que leiam os princípios regularmente, de preferência em voz alta, para que possam gravar essas afirmações positivas no seu interior, mas é igualmente importante, talvez ainda mais, reflectir sobre o seu significado e em como os podemos seguir na nossa vida. Só por hoje Esta expressão alerta-nos para a importância de vivermos o momento presente. É fácil viver no presente? Nem por isso.... Sobretudo porque toda a nossa educação nos ensina a viver no futuro. Em crianças perguntam-nos logo “O que queres ser quando fores grande?”. Começamos desde cedo a viver em função do futuro e a absorver da nossa cultura máximas como “Tens que pensar no dia de amanhã”. Na adolescência ansiamos pelos dezoito anos. Quando andamos a estudar sentimos que a nossa felicidade virá quando acabarmos os estudos. Assim que terminamos o curso, pensamos que vamos ser felizes quando encontrarmos um emprego. Conseguido o emprego pensamos que encontrar uma casa é a solução dos nossos problemas, depois queremos a casa maior, o emprego melhor e por aí fora. Enfim, estamos sempre a viver no futuro e consequentemente a desvalorizar o presente e as alegrias e belezas do dia-a-dia. Claro que é importante planear o futuro, mas temos que estar atentos e cuidar para que o presente não passe para segundo plano, pois a vida vive-se dia a dia, um dia de cada vez. Não te zangues Porque é que nos zangamos? Zangamo-nos pelos mais variados motivos, muitas vezes por causa da razão da qual ninguém está disposto a abdicar. Para se averiguar quem tem razão geram-se discussões, que nunca levam a conclusão alguma, pois ninguém quer ceder no seu ponto de vista. Em geral, estes debates terminam em zanga, acessos de raiva, ou até de violência…E o que resolve afinal a zanga? Nada, fica tudo como estava dantes, se correr bem, ou fica tudo ainda pior, que é o mais comum. E para que serve ter razão? Para nada. E a que leva o sentimento de raiva? A nada de bom. Todos sabemos que a raiva é uma emoção negativa, que nos destrói e nos faz gastar energias. Além disso, se mantivermos a calma, a probabilidade de respostas positivas por parte dos outros e de uma resolução eficaz dos conflitos é muito maior. O que fazer então para desenredar estas situações de conflito e resolver os debates de razões? Uma boa hipótese é encontrar uma solução de empate: “olha, tu tens a tua maneira de pensar, eu tenho a minha e nenhum de nós vai mudar de ideias, por isso é melhor mudarmos de assunto, está bem?” Não te preocupes A preocupação é extremamente prejudicial, gerando medo, ansiedade e falta de confiança. Os desafios parecem-nos maiores do que são e sofremos antecipadamente quando nos preocupamos. Claro que com toda a nossa atenção virada para o futuro é quase impossível não pensarmos: “E se eu não conseguir?” Começam aqui as preocupações e a ansiedade, que é basicamente produzida pela antecipação (de catástrofes) em relação a uma situação. Ironicamente, essas situações que nos preocupam muitas vezes nem chegam a verificar-se…. Recordo-me aqui há uns anos, à saída de um exame na faculdade, de uma colega com uma crise de nervos, antecipando não só que iria reprovar no exame, mas toda uma série de consequências negativas que daí viriam. Ali estivemos um grupo de colegas, bastante tempo, a acalmá-la e a dar-lhe o apoio possível. Quando saíram os resultados, a chorosa colega tirou 15 valores! Este é um bom exemplo de como a maior parte das situações que nos preocupam existem…apenas na nossa cabeça! Para reduzir a preocupação observemos pois em cada situação apenas uma coisa: “O que posso fazer neste momento em relação a esta situação?” Quando o progresso de uma situação não depende de nós, procuremos desviar a nossa atenção para outros assuntos ou tarefas. Para que serve a preocupação? Bem, em termos concretos, para nada. Sê grato É importante sermos gratos por tudo o que a vida nos traz, pois, todas as situações que vivenciamos trazem aprendizagens importantes para o crescimento pessoal. Ao darmos graças por tudo o que temos expandimos os nossos corações e aumentamos a nossa alegria. Contudo, a simples observação mostra que nunca as pessoas tiveram tanto e sentiram que têm tão pouco. Consideramos um dado adquirido ter saúde (até ao momento em que a perdemos), casa, comida, electricidade, água canalizada…e lamentamo-nos porque não temos os aparelhos tecnológicos de última geração (coisa praticamente impossível, aliás, porque saem diariamente novos modelos de tudo) …. Ora bem, vamos recuar uns cinquenta anos em Portugal: a grande parte dos mínimos de conforto actuais não existia e as pessoas trabalhavam para garantir que tinham comida na mesa. Então, se pensarmos bem, vivemos uma vida de abundância: temos fartura de comida, roupa, casas confortáveis e até vários meios de transporte disponíveis. Temos muitos motivos para estarmos gratos! Vale a pena observar a nossa vida e fazer uma Lista de Gratidão: apontar todas as coisas porque podemos estar gratos – pois se o fizermos com atenção vamos ver que afinal há muitas coisas agradecer. Trabalha honestamente Este princípio, que aparece noutras formulações como “cumpre os teus deveres”, alerta-nos para o valor do contributo que podemos dar à sociedade através do bom desempenho do nosso trabalho, com responsabilidade e uma atitude positiva. Até onde nos pode levar este princípio? Muito longe. Numa primeira leitura todos sabemos e entendemos o que é ganhar a vida honestamente: fazer um trabalho ou prestar um serviço que tem valor e por isso é merecedor de uma remuneração, sem prejudicar ninguém. Todo o trabalho merece ser valorizado pois contribui para o bem comum e podemos sentir-nos bem por fazermos a nossa parte seja qual for o nosso trabalho, pois todos os trabalhos são igualmente necessários e importantes. Isto poderá ser a dimensão mais comum da honestidade, a que se pode ver num nível externo. Mas há um outro nível: a honestidade interna, que consiste em sermos honestos connosco, pois podemos não estar a enganar os outros com o nosso trabalho, mas estarmos a enganar-nos a nós mesmos! Como? Um exemplo poderá ser fazer um trabalho de que não gostamos e até sabemos interiormente que não nos faz felizes, mas nem sequer querermos pensar em mudar porque é bem pago! Com quem estamos a ser honestos neste caso? Com os outros? Sim, porque cumprimos todas as nossas tarefas o melhor possível. E connosco? Sê bondoso com os outros Quanto mais amor formos capazes de dar aos outros mais amor vamos atrair para a nossa vida. Numa altura em que se fala tanto da lei da atraccão, este princípio é o seu activador por excelência. O processo é fácil de entender e até de praticar: dando amor aos outros eles tendem a responder na mesma vibração: dando-nos também amor. Não é preciso ser missionário para praticar a bondade, podemos ser bondosos na nossa vida diária: connosco (sim, também temos que nos amar a nós mesmos) com os vizinhos, com os colegas de trabalho, com as pessoas com quem nos cruzamos no dia-a-dia, conhecidas ou desconhecidas. Muitas vezes, o simples acto de sorrirmos para alguém que encontramos é capaz de transformar inteiramente o dia dessa pessoa e nós também somos beneficiados, pois quanto mais projectamos a energia do amor mais ela se reflecte na nossa direcção e na direcção dos outros, gerando –se uma corrente de amor e alegria que se estende a todo o universo! No Livro Psicologia do Reiki pode encontrar uma análise aprofundada dos Princípios do Reiki. Livros de Sara Cardoso O que é a Meditação?A meditação é uma prática magnífica que pode ajudar-nos a encontrar a paz de espírito, ajudando a prevenir as doenças relacionadas com o stress. Se não temos paz interior e se a nossa mente é constantemente invadida por pensamentos negativos é difícil sentirmo-nos bem e felizes... A Meditação produz também melhorias a nível da capacidade de concentração, ajudando-nos a acalmar a mente, a viver mais no presente e menos no passado e no futuro. Sabemos actualmente que há uma ligação muito poderosa entre a mente e a saúde do corpo. A ciência está a verificar a profunda interacção e comunicação que existe entre corpo, mente, emoções e espírito. Sabe-se hoje que a maior parte das doenças são de origem psicossomática, isto é, muito frequentemente, os problemas físicos são o reflexo da agitação interna a nível mental ou emocional. Por outras palavras, o corpo transforma em sintomas físicos tudo aquilo que não conseguimos expressar, sem que nos consigamos aperceber a nível consciente das verdadeiras origens das doenças. Quais são os Benefícios da Meditação? A Meditação é uma ferramenta excelente para aliviar o stress e a tensão, mas na verdade é muito mais que isso. Pesquisas recentes indicam que este processo produz muitos benefícios a nível físico: diminui a tensão muscular, reduz o ritmo cardíaco, baixa a tensão arterial, diminui o stress, melhora o humor e melhora a imunidade em geral. A Meditação relaxa o corpo e acalma a mente, enquanto renova a nossa energia física e mental. Para sentir os benefícios da Meditação, tal como acontece com o Reiki, é importante ter uma prática regular, pois é com a continuidade que os efeitos se tornam mais evidentes. Costumo comparar a Meditação e o Reiki ao desporto: uma pessoa pode ter muito talento e capacidade para ser um bom atleta, mas se não treinar, não vai conseguir correr uma maratona. É preciso praticar para ter bons resultados. Existem muitos tipos de Meditação. Na prática é um processo muito mais simples do que a maior parte das pessoas pensam. As bases da Meditação podem ser aprendidas sem necessidade de um professor, e os seus benefícios podem ser alcançados facilmente. O mais importante é a persistência e a prática regular. Como Meditar?Tudo começa com a respiração, por isso, se nunca meditou pode começar a praticar a meditação concentrando a sua atenção no processo de respiração. O trabalho com a respiração é fundamental. A respiração profunda e lenta diminui o ritmo cardíaco para cinco a dez batidas abaixo do habitual, relaxando assim o coração. Além disso, enriquece o sangue com oxigénio, o que ajuda a remover toxinas, mucos e outras impurezas do corpo. A respiração profunda melhora a nossa saúde geral e também aumenta os nossos níveis de energia. Meditação da respiração
Esta é uma meditação muito fácil e relaxante. Como em todos os exercícios de respiração deve ser feito com o mínimo de esforço possível e de acordo com o ritmo natural de cada pessoa: pode começar por fazer o exercício num ritmo mais rápido e gradualmente ir ajustando a velocidade, até o fazer a um ritmo lento. A respiração nunca deve ser forçada, nem causar desconforto. Nas primeiras vezes que faz este exercício poderá ter mais facilidade se estiver deitado de barriga para cima, com as mãos pousadas sobre a barriga. Com a prática poderá fazer o exercício sentado ou em pé. Concentre-se na respiração. Respire lentamente dirigindo sempre o ar para a barriga. Deixe que a barriga encha como um balão enquanto inspira e observe a barriga a encolher quando expira. Comece a contar os tempos e procure fazer o mesmo número de tempos na inspiração e na expiração: Inspire em 2 tempos – expire em 2 tempos, faça várias repetições, quando já estiver confortável neste padrão pode aumentar o nº de tempos: Inspire em 3 tempos – expire em 3 tempos. Desde que se sinta confortável pode ir aumentando os tempos, ou ir fazendo a respiração mais lentamente. Meditação completa Para eliminar a ansiedade de não saber quando vai acabar a meditação, pode programar um despertador para tocar no fim do tempo de que dispõe para meditar, ou colocar uma faixa de música suave e terminar o exercício quando terminar a música. Pode começar com pouco tempo (5 minutos) e ir aumentando gradualmente a duração da meditação. Lembre-se de que não há nada a conseguir, basta estar. Procure um lugar sossegado e confortável. Sente-se numa cadeira com as costas direitas, os pés no chão e as mãos sobre as pernas. Procure pôr de lado os pensamentos sobre o passado e o futuro e estar no presente. Dê atenção à sua respiração, concentre-se na sensação do ar a entrar e sair do corpo enquanto respira. Sinta a sua barriga a encher e a esvaziar, o ar a entrar e a sair das narinas. Repare em como a respiração muda. Observe cada pensamento que vem e vai, seja de preocupação, medo, ansiedade ou paz. Não ignore os pensamentos que vierem à sua mente, simplesmente observe-os, mantenha-se calmo e dê atenção à respiração. Se se deixar levar pelos pensamentos observe-os sem julgamento e volte à respiração. Não se critique a si mesmo se isto acontecer. No final mexa lentamente as mãos e os pés, abra os olhos, deixe-se estar um pouco sentado e levante-se lentamente. Algumas pessoas dizem que não conseguem meditar. Bem na verdade não há nada a conseguir, basta estar. No entanto, poderá ser mais fácil para quem nunca experimentou meditar, começar pela meditação guiada ou com técnicas de visualização. Lembre-se que a Meditação é um processo gradual. E se procura uma forma de meditar mais personalizada, pode fazer sessões individuais de Meditação Guiada, onde será criada uma meditação terapêutica específica para as suas necessidades! Não é fantástico? Contacte-nos para marcar! Conheça o trabalho da Dra. Sara, Psicóloga no Porto |
AutorSara Cardoso Ressalva Os conteúdos disponibilizados neste blog têm caráter exclusivamente informativo e educativo. Não substituem o aconselhamento profissional, médico ou psicológico, nem constituem uma forma de diagnóstico ou tratamento. Categorias |
Feed RSS